Música atribuída a Anitta, Barões da Pisadinha e Rebecca gera controvérsia
16/12/2024
♫ OPINIÃO
♩ Desde ontem, 15 de dezembro, uma música inédita – intitulada Eu, você e minha namorada – circula extraoficialmente na internet e gera controvérsias nas redes sociais sobre a origem da gravação. Com interpretação atribuída a Anitta, Barões da Pisadinha e a Rebecca (cujo nome aparece grafado como Rebeca), a música pode ser falsa e produto do mau uso de inteligência artificial.
É certo que a veiculação é ilegal. Contudo, nas redes sociais dos artistas, inexiste um comunicado oficial que confirme o caráter fake do lançamento. Somente um perfil de fãs de Anitta – QG da Anitta, em tese atualizado pela equipe da artista – se pronunciou e postou um esclarecimento que seria da produção de Anitta.
“Gostaríamos de esclarecer que a música ‘Eu, você e minha namorada’ não é oficial e está sendo divulgada ilegalmente. O uso das vozes sem autorização é uma violação dos direitos autorais e intelectuais dos artistas e estamos tomando as medidas legais necessárias para resolver a situação”, diz o comunicado do perfil QG da Anitta no X.
A polêmica aumenta porque MC Rebecca, embora se dizendo surpresa com o vazamento do fonograma, teria confirmado a um seguidor em rede social que a faixa era “real”. Porém, o colunista não localizou esse comentário de Rebecca.
Ou seja, por ora, sem um pronunciamento dos artistas em canais e perfis oficiais, não dá para saber se o fonograma é de fato fake e criado com o uso ilegal de IA. Ou se apenas vazou.
Se a música for falsa, o caso sinaliza a urgência de regular com rigor o uso de IA no mercado da música e sobretudo de punir quem viola as leis e os direitos autorais que protegem as criações dos artistas.